Avançar para o conteúdo principal

Projeto "Escola Embaixadora do Parlamento Europeu" (EEPE)

O Parlamento Europeu lançou, em uníssono nos 27 Estados-membros, para o triénio 2016-2019, um programa educativo, impulsionado pelos respetivos Gabinetes de Informação, denominado "Escola Embaixadora do Parlamento Europeu". Trata-se de um programa de cariz pedagógico, dirigido aos alunos do ensino secundário. No presente ano letivo, a nível nacional, aderiram ao programa 16 escolas e a ETAP - Escola Profissional é uma delas. O programa tem como objetivo primordial promover uma maior consciencialização no que concerne à cidadania europeia.
De referir também que o sucesso do programa depende das dinâmicas dos professores e alunos envolvidos que terão como missão desenvolver atividades e partilhar conhecimentos, daí decorrentes, sobre, por um lado, o papel que a União Europeia desempenha no nosso quotidiano e, por outro, sobre o poder de decisão democrático do Parlamento Europeu.
As escolas participantes irão receber a distinção de "Escola Embaixadora do parlamento Europeu" e aquela cujo envolvimento merecer especial destaque será premiada com uma participação numa sessão Euroescola e em seminários em Bruxelas e Estrasburgo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tertúlia| "60 anos UE: Histórias de Cidadania"

Integrado no projeto "Escola Embaixadora do Parlamento Europeu", vai decorrer no dia 17 de maio, pelas 10h00, no Salão Nobre do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, uma tertúlia subordinada ao tema: "60 anos UE: Histórias de Cidadania". Esta tertúlia entre alunos da ETAP e utentes do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, tem como objetivo promover a troca  de experiências intergeracionais  com vista  à sensibilização para a importância da União Europeia.

Ser Cidadão Europeu...

"Ser CIDADÃO EUROPEU permite-nos estudar, viajar, trabalhar, residir, receber cuidados médicos, transferir direitos de segurança social, ser voluntário ou simplesmente fazer compras ou passar férias, em todo o espaço europeu. E, claro, permite ainda votar e ser candidato a eleições europeias (e locais, mesmo fora do país de origem) e apresentar petições, reclamações e sugestões de toda a ordem . De facto, os cidadãos podem e devem ter uma palavra a dizer nos processos de definição e de decisão das políticas da UE ." Fonte: Mais Cidadão (União Europeia)

Mobilidade Erasmus+

O Programa Erasmus+ entrou em vigor a 1 de janeiro de 2014 e d estina-se a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o ensino superior, a formação profissional, a educação de adultos e formação no âmbito do desporto amador. A ETAP, praticamente desde o início do programa, tem proporcionado aos seus alunos, recém-diplomados e staff a oportunidade de beneficiar da mobiliddae Erasmus+, iniciativa que, acima de tudo, permite melhorar as competências profissionais, melhorar a empregabilidade e ganhar consciência cultural. A última mobilidade de staff, levou ,  em março, duas formadoras da componente técnica de cozinha e pastelaria até à cidade de Bréscia, Itália, onde, para além do desenvolvimento de outras atividades de caráter formativo, tiveram a oportunidade de acompanhar os estágios dos alunos e recém diplomados do curso profissional de Técnico de Cozinha e Pastelaria que também se encontr