Avançar para o conteúdo principal

ETAP à Descoberta da União Europeia

No âmbito do Projeto Educativo “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu”, promovido pelo Parlamento Europeu, foram desenvolvidas diversas atividades pedagógicas com os alunos do curso Técnico de Artes Gráficas, 10º ano, que possibilitaram um conhecimento mais aprofundado sobre a União Europeia, sensibilizando ainda os jovens para a importância da participação nas Eleições Europeias de 2019.
As atividades consistiram numa análise dos materiais didáticos fornecidos pelo Parlamento Europeu, nomeadamente, o “Manual do Aluno”, sendo elaborada uma lista de questões sobre temas como o início da União Europeia, o papel das instituições da União Europeia, a importância da UE no quotidiano, a participação eleitoral dos jovens na UE, os valores europeus, entre outras.
Por outro lado, os alunos procederam ainda a uma seleção de personalidades galardoadas com o Prémio Sakharov, descritos em “O livro de Laureados do Prémio Sakharov”, debruçando-se sobre o contributo que os galardoados tiveram na defesa dos Direitos Humanos.
De referir que este projeto foi enriquecedor, permitindo aos alunos desenvolver estratégias de pesquisa individual, trabalho de equipa e de reflexão crítica sobre a União Europeia.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tertúlia| "60 anos UE: Histórias de Cidadania"

Integrado no projeto "Escola Embaixadora do Parlamento Europeu", vai decorrer no dia 17 de maio, pelas 10h00, no Salão Nobre do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, uma tertúlia subordinada ao tema: "60 anos UE: Histórias de Cidadania".
Esta tertúlia entre alunos da ETAP e utentes do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, tem como objetivo promover a troca  de experiências intergeracionais  com vista  à sensibilização para a importância da União Europeia.

Mobilidade Erasmus+

O Programa Erasmus+ entrou em vigor a 1 de janeiro de 2014 e destina-se a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o ensino superior, a formação profissional, a educação de adultos e formação no âmbito do desporto amador. A ETAP, praticamente desde o início do programa, tem proporcionado aos seus alunos, recém-diplomados e staff a oportunidade de beneficiar da mobiliddae Erasmus+, iniciativa que, acima de tudo, permite melhorar as competências profissionais, melhorar a empregabilidade e ganhar consciência cultural.

A última mobilidade de staff, levou, em março, duas formadoras da componente técnica de cozinha e pastelaria até à cidade de Bréscia, Itália, onde, para além do desenvolvimento de outras atividades de caráter formativo, tiveram a oportunidade de acompanhar os estágios dos alunos e recém diplomados do curso profissional de Técnico de Cozinha e Pastelaria que também se encontram em Itália à …